V Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social - CRIARS

22 de novembro de 2023, 09h00 até 24 de novembro de 2023, 20h00

Informações

Seja muito bem-vindo (a) ao site do V Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (V CRIARS)!

O 5º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social será realizado, de forma virtual - on-line, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023. Será realizado UNICAMENTE por via da plataforma Google Meet. Os congressistas inscritos receberão acesso às sessões. NÃO TERÃO LUGAR QUAISQUER SESSÕES PRESENCIAIS.

O Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa), o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), o Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGDS-UNESC) e o Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGD-UNESC), vem por este meio convidá-los/as à apresentação de comunicações (resumos) para o V Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (IV CRIARS).

O V CRIARS tem como tema oficial “Sustentabilidade e Território”. Acreditamos que a escolha do tema contempla os múltiplos desafios envolvidos na sociedade contemporânea: seja em relação à promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social, dos direitos humanos fundamentais, à equidade de gênero, trabalho decente, governança, entre outros.

A Comissão Organizadora do V CRIARS convoca a comunidade acadêmica das áreas das ciências sociais, ciências sociais aplicadas e áreas afins para submissão de resumos. Aceita-se resumos em português, espanhol ou inglês.

Para que este seja um evento marcante na criação e partilha interdisciplinar de conhecimento sobre a Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Território, designadamente nos Grupos de Trabalho (GTs).

A data limite para a submissão de resumos 30/09/2023 10/10/2023

Envio de propostas pelos Grupos de Trabalho - GTs

As propostas de resumos devem ser feitas contendo os seguintes itens:

a) Título do Resumo.

b) Nome completo dos/as autores/as, filiação institucional e titulação acadêmica dos/as proponentes.

c) O conteúdo do resumo deve estar estruturado com introdução, desenvolvimento (no caso de pesquisas: objetivo, metodologia, resultados) e conclusão. Limite de 400 a 500 palavras. Pelo menos três Palavras-chave.

Cronograma de submissões:

  • Lançamento da convocatória: 10/05/2023.
  • Limite para envio dos resumos: 15/07/2023. Prorrogação do prazo para submissão de resumos: 30/09/2023. 10/10/2023.
  • Limite para devolução dos trabalhos pelo comitê científico, com ACEITE ou REPROVAÇÃO: 30/10/2023.
  • Limite para pagamento de inscrição, para o constar da programação oficial: 05/011/2023.
  • Publicação da programação oficial no website do evento: 15/11/2023.
  • Data do V CRIARS: 22/11/2023 a 24/11/2023.

Os/as autores/as deverão dirigir as comunicações para um dos seguintes Grupos Temáticos (GTs):

GT 1 - Responsabilidade Social: Evolução conceitual da Responsabilidade Social (RS); RS e criação de valor partilhado; gestão estratégica da RS; liderança e comportamentos para a sustentabilidade; integração de interesses dos stakeholders; iniciativas e práticas de RS; estudos de caso em RS; RS interna e gestão de pessoas; RS e cadeia de valor; gestão do risco e avaliação de impactos; indicadores normativos e certificações em RS; comunicação e reporting; RS em perspectiva comparada; RS e cultura empresarial, o papel do Estado na promoção da RS

GT 2 - Ética e Direitos Humanos: Códigos de ética e sua aplicação; atitudes éticas na gestão de pessoas; políticas de participação nos resultados; atitudes éticas no mercado e no relacionamento com os consumidores; atitudes éticas e no relacionamento com os fornecedores; atitudes éticas face aos concorrentes; compliance e finanças éticas; fair trade e ética; direitos humanos e democracia participativa; direitos fundamentais no trabalho; ética e equidade de gênero; trabalho decente; Acordo Marco Global para o Trabalho decente (International Framework Agreements).

GT 3 – Sustentabilidade e território: Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS Nações Unidas); Tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line); sustentabilidade ambiental; desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade; territorialidade; desenvolvimento territorial sustentável; relação entre atividade económica e preservação ambiental; Normas de sustentabilidade e RS.

GT 4 - Temas Associados: Cooperativismo; Economia Social e Solidária; gestão social; moeda social; microcrédito; relação empresa-comunidades; relação universidade-empresa; inovação social; gestão de recursos humanos em ambiente de justiça organizacional; conciliação entre a vida profissional e pessoal; igualdade de género e étnico-racial; igualdade de oportunidades face à diferença; higiene e segurança no trabalho; políticas sociais e controle social; democracia e participação social.

Opção de Pagamento por transferência bancária

IBAN - PT50 0035 0371 00004545330 69

BIC SWIFT - CGDIPTPL

DOCUMENTOS

PROGRAMAÇÃO GERAL DO V CRIARS

TEMPLATE APRESENTAÇÃO

Comissão Organizadora

Maria João Santos – Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Lisboa, SOCIUS/ISEG/UL

Fernando Miguel Seabra - ISCAL/Instituto Politécnico de Lisboa & IJP - Instituto Jurídico Portucalense

Dimas de Oliveira Estevam - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC


Comissão Científica

Portugal

Ana Patrícia Duarte - ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, Business Research Unit (BRU-IUL)

Fernando Miguel Seabra - ISCAL/Instituto Politécnico de Lisboa & IJP - Instituto Jurídico Portucalense

Daniel Roque Gomes – Instituto Politécnico de Coimbra

Joaquim Pinto Contreiras - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve

Fátima Conde - Polytechnic of Coimbra, Coimbra Business School | ISCAC

Jorge José Rodrigues - ISCAL/Instituto Politécnico de Lisboa & IJP - Instituto Jurídico Portucalense

Marc Jacquinet - Universidade Aberta

Maria de Fátima Jorge - Universidade de Évora & Centro de Investigação em Ciência Política (CICP)

Maria João Santos – Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Lisboa, SOCIUS/ISEG/UL

Pedro Pinheiro - ISCAL/Instituto Politécnico de Lisboa

Susana Leal - ESGTS/Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV

Helena Quoniam Vicente Pereira Gata – ISEG /UL

Teresa Cristina Eugénio - ESTG/Politécnico de Leiria & CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia

Sónia Monteiro - Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Verónica Ribeiro - Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Brasil
Caroline da Graça Jacques – UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Dimas de Oliveira Estevam – Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Jaime Dagostim Picolo – Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Maria Soledad Etcheverry Orchard – UFSC - Universidade federal de Santa Catarina

Melissa Watanabe - Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Reginaldo de Souza Vieira – Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Max Richard Coelho Verginio – Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Espanha
José Luis Fernandez Fernandez - Universidad Pontificia Comillas, Cátedra Iberdrola de Ética Económica y Empresarial

María Isabel Sanchez - Universidad de Extremadura

Argentina
Juan Pablo del Barco - Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional del Litoral

Nora Gorrochategui - Facultad de Ciencias Económicas - Universidad de Buenos Aires


Chile
Valmir Martins de Oliveira - Universidad Autónoma de Chile


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Submissão de Trabalhos

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Área de submissão

Palestrantes

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Juan Benavides Delgado

Programação:

Abertura do CRIARS Abertura

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Sustainable Supply Chain Management y Medición de Impactos Para La Toma de Decisiones Palestra · Juana María Rivera-Lirio

Evento online

Data: 22/11/2023 - 24/11/2023 às 09:00

Organização do evento

Juana María Rivera-Lirio

Universitat Jaume I


Doctora en Gestión Empresarial por la Universitat Jaume I (Castellón, España) y premio extraordinario de doctorado. Profesora Titular en el Departamento de Finanzas y Contabilidad de la UJI. Su investigación actual se centra en la gestión y medición de la sostenibilidad de las organizaciones y la contabilidad, auditoría y finanzas sostenibles.  Ha publicado artículos científicos en revistas internacionales y participa en varios proyectos de investigación tanto nacionales como internacionales. Es coordinadora del Grupo de Investigación Sostenibilidad de las Organizaciones y Gestión de responsabilidad social-Mercados Financieros y miembro del Instituto Interuniversitario de Desarrollo Social y Paz (ambos de la UJI), así como de Instituto Universitario de Investigación en Empleo, Sociedad Digital y Sostenibilidad de la Universidad de Zaragoza y del Research Group Sustainability Law de la Universidad de Oslo.

Juan Benavides Delgado

Universidad Complutense de Madrid


CURRICULUM ABREVIADO DEL DR. JUAN BENAVIDES DELGADO

Doctor en Filosofía y Letras (24 de Abril de 1979). Catedrático de Comunicación en la Universidad Complutense de Madrid del Área de Conocimiento Comunicación Audiovisual y Publicidad el 23 de Marzo de 1995. Desde 1984 se especializa en el estudio del lenguaje y análisis de los medios y la publicidad. Desde el año 1998 ha ampliado su área de interés a la investigación del valor, la gestión de la marca y los contenidos éticos e intangibles presentes en la comunicación institucional y corporativa de las organizaciones, aplicando muchos de sus resultados al estudio de la comunicación institucional, política y empresarial. A este respecto, tiene reconocidos por la Universidad Complutense de Madrid Seis Tramos Docentes (el máximo número de tramos reconocidos oficialmente). Asimismo, tiene reconocido por la Comisión Nacional Evaluadora de la Actividad Investigadora 4 Tramos de Investigación (1992 – 1998, 1999- 2004, 2005 -2010 y 2011-2017). Ha sido director desde su inicio hasta septiembre de 2018 del Grupo de Investigación Gestión de las marcas y procesos de comunicación con número de referencia 962041 y evaluado como BUENO en la Evaluación Global definitiva del GR15/17 A. Ha dirigido, como IP, un Grupo la Investigación I+D+i que con el Título: "Nuevos escenarios de comunicación de marca de las empresas e instituciones (nº de referencia: CSO2013-46410- R y CÓDIGO: 19.156) le fue concedido por tres años entre 2014-2016 ambos inclusive.

Desde su jubilación en 2018, fue nombrado profesor emérito y actualmente continúa, de forma independiente, con sus trabajos como catedrático emérito de Comunicación de la UCM. Sin contar los numerosos artículos en diarios y publicaciones periódicas, ha dirigido más de cien proyectos de investigación, tiene a este respecto más de 150 publicaciones entre artículos científicos y libros propios y más de 200 libros en ediciones colectivas sobre estos temas. Asimismo ha impartido más de 200 conferencias en diversas universidades españolas y extranjeras y desarrollado más de 100 cursos y seminarios, dirigido y finalizado 20 tesis Doctorales y 2 co-direcciones. Miembro colaborador, desde su origen, de la Cátedra Hiberdrola de Ética Económica y Empresarial adscrita a la Universidad Pontificia Comillas (actividad que actualmente sigue desarrollando) y, desde 2012, Asesor y Miembro del Comité Científico de la Fundación Corporate Excellence en temas de comunicación, análisis de intangibles y valores en la comunicación empresarial (cargo que ocupa en la actualidad). También es Presidente (desde 2014) de la Asociación para el Conocimiento y la Investigación de la Comunicación. Desde 2018, es miembro del Patronato de la Fundación Audiovisual para la Normalización Social (FANS). Asimismo participa en múltiples Comités Científicos en numerosas revistas de comunicación. Tiene reconocidos otros premios y distinciones por su actividad profesional en el ámbito de la investigación científica en comunicación y la formación universitaria; por ejemplo, en 2008 le es concedida la Cruz del Mérito Militar con Distintivo Blanco por su apoyo a las actividades formativas y de investigación relacionadas con la Comunicación e Imagen de las Fuerzas Armadas. En 2009 recibe el Premio a la Mejor Comunicación presentada en el Congreso Internacional Brand Trends por su colaboración en el trabajo “Valor de la Marca y sus formatos en televisión”. Ese mismo año, se le comunica la concesión del Premio Aster de Comunicación por su trayectoria profesional e investigadora en comunicación